Muito mais que marketing político
A Jornada do Eleitor é uma metodologia estratégica desenvolvida para orientar a tomada de decisões em ações e posicionamentos no contexto político-eleitoral.
Inspirada em consagrados modelos de marketing e teorias de comportamento do consumidor amplamente aplicados no setor corporativo, essa abordagem mapeia os diferentes estágios pelos quais o cidadão comum passa: desde a percepção inicial sobre a existência de um político até a decisão final de voto.
Embora o conceito de Jornada do Eleitor, como ideia estruturada, não tenha um único autor definido, ele se baseia em sólidas teorias de comportamento de consumo e nos modelos de jornada do cliente, amplamente reconhecidos no universo do marketing.
Nosso grande diferencial está na construção de uma jornada integrada e abrangente, que conecta o mundo digital ao físico, garantindo uma experiência consistente e alinhada às necessidades e expectativas dos eleitores em múltiplos ambientes.
Ailton Bosi
Descoberta
É o momento de primeiro contato do eleitor com o político. Sendo este físico ou virtual.
Aproximação
É a etapa onde o eleitor começa a conhecer mais sobre o político.
Conversão
Representa o reconhecimento e similaridade dos ideais mútuos. O eleitor já identificou o político como alguém que o representa.
Retenção
Estágio mais longo e difícil da jornada, pois é nele que alimentamos os anseios do eleitor.
Multiplicação
Momento onde o eleitor se torna um promotor da candidatura.
Visão
São os objetivos globais de cada ação.
Estágio do Funil
São as etapa do funil de conversão de votos.
Jornada do Herói
Parametrização de conceito com o storytelling.
Métricas
Conjunto de medidas que irão orientar a equipe.
KPI’s
Chaves para medir os desempenhos individuais de cada ação.
© 2025 Ailton Bosi. Built using WordPress and OnePage Express Theme.